quarta-feira, 13 de julho de 2011

Corpo retém mais líquido no inverno


            Barriga estufada, seios maiores e pés inchados são sintomas da retenção de líquido, um desconforto típico da Tensão Pré-Menstrual (TPM). Mas a TPM não é a única vilã. No inverno, elas tendem a praticar menos atividade física e, com isso, deixam de eliminar o sal em excesso, fruto da má alimentação, e que desencadeia a absorção de líquido.
            “O sal é eliminado através do suor evitando a retenção. Sem isso, as mulheres tendem a sofrer mais com o inchaço do corpo”, explica a nutricionista do Meridional Karoline Calfa.
            Segundo ela, também é preciso eliminar ao máximo o consumo de sal e, em paralelo, aumentar a ingestão de hortaliças e frutas. “Elas facilitam e prologam a digestão, melhorando a absorção de sais minerais que evitam a retenção de líquido”, acrescentou Calfa.
            Beber ao menos oito copos de água por dia vai estimular os rins e melhorar a circulação, eliminando toxinas. Ainda de acordo com Karoline Calfa, do Meridional, também é recomendável evitar alimentos que fermentam e provocam gases, como repolho, couve, couve-flor, batata-doce.

Alerta!
Refrigerante à base de cola na versão diet também provoca retenção de líquido. "É uma bebida que contém adoçante á base de sódio, um tipo de sal. Além de reter líquido,esse refrigerante aumenta a pressão sanguínea o que pode levar a hipertensão arterial", esclareceu o farmacêutico Paulo Palácio.

Farmácia Santa Lúcia - Tudo que Você Precisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário