segunda-feira, 25 de abril de 2011

Medicamentos - Heróis ou Vilões?

           Dor de cabeça? Tomo um analgésico! Dor na coluna? Tomo um anti-inflamatório! Inchaço? Tomo um diurético! Dor de garganta? Tomo um antibiótico...

            O uso de medicamentos é a forma mais comum de tratamento em nossa sociedade, mas estudos atuais demonstram a existência de problemas de saúde cuja origem é vinculada ao uso irracional de medicamentos relacionado principalmente a auto-medicação inadequada, levando a tratamentos ineficazes e muitas vezes inseguros.

            No Brasil, pelo menos 35% dos medicamentos são adquiridos através de auto-medicação (AQUINO, 2008), confirmando uma estatística infeliz o uso irracional de medicamentos é responsável por 27,27% das intoxicações no nosso país (SINITOX, 2001).

            O uso inadequado de medicamentos pode levar a uma maior complexidade do caso. Quando estou com dor de cabeça, a causa é a minha dor de cabeça ou minha pressão arterial que pode estar elevada? Quando estou com dor na coluna, será que posso ter uma hérnia de disco? Caso tomar anti-inflamatório continuamente para melhorar a dor, será que além dessa dor não aparecerá uma dor de estômago? Quando estou edemaciada, pernas inchadas e tomo um diurético, será que não estou com algum problema circulatório ou alguma disfunção cardíaca? E o uso de diuréticos sem acompanhamento médico, não pode me provocar outros sintomas indesejáveis, como arritmias, câimbras, entre outros?
           
            No caso de uso irracional de antibióticos o grande risco é gerar RESISTÊNCIA bacteriana, um fator muito preocupante, vide caso atual referente a super-potente bactéria Klebsiela pneumonie carbapenemase encontrada em meio hospitalar. Até quando os antibióticos continuarão fazendo efeito?
           
          Assim, o ideal é não automedicar-se, pois aparentemente sanamos um problema, mas estamos expostos a continuar com o que temos e adquirirmos outros, complicando ainda mais o caso.
           
            Cuide da sua saúde, consulte um médico e um farmacêutico de sua confiança! Para o herói não se transformar em um vilão depende apenas de você!


Antonia Larissa F. Oliveira - CRF- 3149
Referências: http://portal.cfm.org.br/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário