quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A saúde dos olhos

As vitaminas A,D,E e Ômega-3 estão entre os principais nutrientes essenciais para os olhos.



Você com certeza já ouviu falar que cenoura faz bem para os olhos, não é mesmo? Saiba que isso é verdade. Vitaminas, óleos e ácidos graxos - como o famoso ômega 3, são fundamentais para a saúde ocular. Além é claro, do acompanhamento constante de oftalmologista.
A vitamina A é especialmente importante para crianças e grávidas, pois atua da formação das funções vitais do olho e estimula a produção de púrpura visual, que atua da percepção de cores,formas e contraste por exemplo. E essa vitamina está presente no espinafre, na abóbora, ovos, cenoura, fígado, peixes e sua carência pode provocar, entre outros problemas, ressacamento ocular (xeroftalmia).


Quanto aos peixes, eles podem evitar a cegueira. O óleo de peixe também evita e trata o ressecamento dos olhos. Os ácidos graxos que compõem esses óleos estimulam a produção de lágrimas, diminuindo a secura ocular.
O consumo de peixes também ajuda a diminuir os riscos de degeneração macular, doença que provoca a cegueira. Salmão e anchova devem ser consumidos pelo menos ao menos uma vez por semana, pois são ricos em gorduras.


Mas há outros alimentos que ajudam a 
enxergar bem:
Tomates: possuem licopeno, um antioxidante que protege a saúde ocular e também diminui o risco de degeneração macular;
Alho: fonte de selênio, ajuda a controlar a pressão arterial e proteger os olhos;
Antioxidantes: combatem os radicais livres, evitando assim doenças degenerativas em geral;
Vitamina C: presente em frutas cítricas;
Vitamina D: presente no leite, fígado e ovos;
Vitamina E: encontrada em nozes e castanhas.


Fonte: MdeMulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário