sexta-feira, 20 de maio de 2011

Chances de infarto são reduzidas com a ingestão de ômega 3

Sempre associada ao aumento de peso e ao colesterol ruim, as gorduras costumam ser consideradas as vilãs do organismo. Mas, o que pouca gente sabe é que algumas delas são benéficas à saúde, como o ômega 3. O composto é um ácido graxo essencial, um tipo de ‘gordura do bem’. Sua ingestão regular reduz as chances de infarto, angina cardíaca e outras doenças do coração.
           
Cirurgião cardiovascular atuante no Hospital Meridional, Fábio José dos Reis explica que os problemas do coração resultam do acúmulo de colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos, substâncias provenientes da ingestão de gorduras ruins, como a hidrogenada e saturada. Elas obstruem o vaso sanguíneo.
           
Nesse cenário de deterioração, o ômega 3 atua como uma espécie de ‘vassoura’ capaz de limpar os vasos retirando a gordura ruim, o que reduz as taxas elevadas de triglicérides e colesterol total. “O nutriente altera a estrutura da membrana das células do sangue tornando o líquido mais fluido”, acrescentou o médico Fábio José.
           
O ômega 3 também é um importante coadjuvante na prevenção primária e secundária da arterosclerose (obstrução das artérias) e, em particular, das doenças coronarianas, segundo o farmacêutico Paulo Alexandre Palácio, da rede Santa Lúcia. “É um composto capaz de auxiliar no combate ao colesterol ruim em quem já tem pré-disposição”, acrescentou.

Mais benefícios

O ômega 3 é fundamental para o cérebro. O médico Fábio José dos Reis explica que mais de 20% desse órgão é constituído de substâncias gordurosas que desempenham importantes funções.

“A saúde do cérebro depende da quantidade de gordura ingerida e, principalmente, do tipo de gordura consumida. Nossa performance mental está intimamente relacionada ao ômega 3”, informou o médico.

Consumo

Encontrado nos peixes de água fria como a cavala, arenque, sardinha, salmão, atum e bacalhau, o ômega 3 também está presente na semente de linhaça, castanhas e nozes, óleos vegetais como azeite, óleo de soja e canola e vegetais de folhas verdes escuro.

Além disso, o ômega 3 pode ser ingerido por meio de cápsulas encontradas em farmácias, como a Santa Lúcia, aqui no Espírito Santo. Farmacêutico da rede, Paulo Alexandre explica que “o recomendado são três capsulas de 1.000 mg ao dia, em dose única ou fracionada, para carregar o organismo com a dose necessária”, informou.

Alguns produtos que oferecem o Ômega 3:
 
  • Óleo de Peixe com Ômega 3 - com 45 Cápsulas (Bionatus)


  • Fish Oil 1000mg - Ômega 3 - com 100 Softgels (Natural Wealth)
 

  • Ômega 3 Tiaraju 500mg - com 50 Cápsulas (Tiaraju)
 

  • Óleo de Peixe com Ômega 3 1000mg - com 60 Cápsulas (Stem Pharmaceutical)
 



Farmácia Santa Lúcia - Tudo que Você Precisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário