quarta-feira, 11 de maio de 2011

O que é Acupuntura e Acupuntura Estética?

A acupuntura é o recurso da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) mais conhecido no Ocidente. É uma técnica onde é feita a introdução, circulação, mobilização de agulhas, promovendo o equilíbrio do organismo, fortalecimento dos órgãos e das vísceras do corpo, favorecendo a prevenção de doenças, a promoção da saúde e a interrupção de um processo de desequilíbrio.
Para a MTC, doença é sinônimo de desequilíbrio funcional de seus órgãos internos, referente à etiologia de um padrão interior ou exterior (estresse, atividade sexual ou física excessivas, alimentação incorreta, entre outros). Identificar a causa da desarmonia do paciente é uma das partes mais importantes da Medicina Chinesa, em que o conceito de saúde oriental não envolve apenas o equilíbrio físico-mental-social referido literalmente pelo Ocidente, mas também as capacidades de adaptação, transformação e equilíbrio-harmonia intrínsecos a cada indivíduo.
Esta ciência surgiu na China em plena Idade da Pedra, há aproximadamente 4.500 anos. Apesar de sua antiguidade, é uma ciência comprovadamente eficaz e fadada a constante evolução. Com o avanço tecnológico, outros instrumentos e técnicas como o laser, utilização de eletro-estimulação, entre outros vieram enriquecer seus recursos fisioterápicos.
A partir dos anos 70, a acupuntura vem se destacando como grande aliada nos tratamentos estéticos, utilizando o mesmo princípio que a versão tradicional: harmonizar a energia como um todo, pois devido essa visão global do paciente, alterações estéticas são indicativos de que algo não vai bem. O tratamento estético por acupuntura acaba sendo um programa de saúde completo. (DIÁRIO DE SÃO PAULO, 2006).
As recentes pesquisas científicas muito têm contribuído para maior compreensão sobre o mecanismo de ação da acupuntura. Hoje, é sabido que a acupuntura possui mecanismos de ação baseados na modulação neurológica, imunológica e neuroendócrina.
A acupuntura altera a circulação sanguínea e a energia dos órgãos internos, levando o corpo a uma harmonia entre matéria e energia. Esses efeitos agem no sistema nervoso autônomo e central, assim como no sangue, difundindo Qi, hormônios, provocando reações de analgesia, equilíbrio de funções orgânicas. (SILVA; ANDRADE; VIEIRA, 2004).
Assim, a acupuntura possui inúmeras vantagens se comparada a outras técnicas. Além de ser praticamente indolor, não necessita de tempo para recuperação, não possui efeitos colaterais e os resultados são rápidos. Com a acupuntura estética, os efeitos são do interior para o exterior, a pessoa se reequilibra e rejuvenesce cerca de dez anos sem perder suas feições (FERNANDES.s.d).

Dra. Antonia Larissa Fachetti de Oliveira CRF- 3149- ES
Farmacêutica - Bioquímica e Acupunturista.


Farmácia Santa Lúcia - Tudo que Você Precisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário