quinta-feira, 19 de maio de 2011

Óleo de alho, de linhaça e farinha de banana auxiliam no combate a diabetes, hipertensão e ateroesclerose

O combate ao diabetes, hipertensão e ateroesclerose ganhou novos aliados: óleo de alho, de linhaça e a farinha de banana verde. Os nutrientes podem ser consumidos em versão cápsula ou pó e cada um deles atua de maneira diferente no organismo como, por exemplo, dilatando veias e dificultando a absorção de gorduras e glicose.

“Quem sofre com a hipertensão arterial vai encontra na aliina e alicina – compostos da capsúla do óleo de alho – aliados capazes de aumentar a elasticidade dos vasos e favorecer a circulação baixando, assim, a pressão arterial”, explica a nutricionista da Saúde Farma, Adrieli Medeiros.
           
 Segundo ela, o controle do diabetes pode ser reforçado com a ingestão da farinha de banana verde. “A mistura tem propriedades que dificultam a absorção das gorduras e glicose”, contou ela.
           
 Além disso, a farinha de banana verde contém um tipo de amido capaz de fortalecer e aumentar o número de bactérias benéficas que atuam no bom funcionamento intestinal.
           
Já a ateroesclerose – doença degenerativa das artérias que pode resultar em estenose, embolia e trombose – encontra na semente ou óleo de linhaça um inimigo. O nutriente é rico em ômega 3 capaz de auxiliar na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão.
           
“Os compostos podem ser ingeridos na versão pó, semente, grãos e cápsulas. Aqueles à base de sementes e grãos têm mais quantidade de fibras, um ponto positivo frente as outras versões. As cápsulas têm concentrações mais altas e devem ser consumidas com cuidado”, orienta Paulo Palácio, farmacêutico da Saúde Farma.
           
 Ele acrescenta, ainda, que a ingestão desses compostos precisa ser associada a uma dieta balanceada e a pratica de exercícios físicos. “Também é preciso consumir apenas aqueles com autorização expedida pelo Ministério da Saúde”, acrescentou Paulo Alexandre.

Outros compostos e seus benefícios:

Farinha de banana verde: contém o amido resistente, que fortalece e aumenta o número de bactérias benéficas do intestino, favorecendo um bom funcionamento intestinal. Dificulta a absorção das gorduras e glicose.

Cápsulas de óleo de alho: fonte de aliina e alicina. Aumenta a elasticidade dos vasos, favorecendo a circulação e baixando a pressão arterial.



Lecitina de soja: A Lecitina é um composto orgânico encontrado em alguns alimentos, sendo a soja uma das mais ricas fontes naturais. Evita a formação de ateromas (placas de gordura) nas artérias e hipercolesteremia (reduz o colesterol ruim, o LDL, sem alterar a taxa de bom colesterol, o HDL).


Linhaça (semente, óleo ou cápsulas): fonte de ômega 3. Auxilia na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão. Na forma de semente, ela contém ainda uma grande quantidade de fibras, que diminuem a absorção de colesterol pelo organismo.



Cálcio: mineral fundamental para a saúde óssea. O consumo de alimentos fontes de cálcio, como o gergelim, os folhosos verde escuros e quinua, é importante para a prevenção e tratamento de doenças como osteoporose e osteopenia.

Levedura de Cerveja: rica em vitaminas do complexo B (B1, B6, B12, ácido fólico): atuam no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. Importantes para o correto funcionamento de todos os órgãos.  Fortalece o sistema imunológico e mantêm o cérebro saudável por proteger os tecidos nervosos contra a oxidação, aumento da memória e por isolar as células nervosas.

Zinco: importante para a função imunológica. As principais fontes alimentares de zinco são: feijões, lentilha, nozes, castanhas, semente de abóbora, cereais integrais e chocolate amargo.

Ração Humana: conjunto de cereais integrais (aveia, quinua, arroz integral, farinha de linhaça, maracujá,etc) e outras substâncias como colágeno, açúcar mascavo, gergelim, chás, que possuem nutrientes que atuam na prevenção de doenças como obesidade, hipertensão, diabetes, constipação intestinal, dentre outras.



Farmácia Santa Lúcia - Tudo que Você Precisa

Um comentário:

  1. Prezados

    Agradeço enviar um orçamento para o item abaixo relacionado:
    Garlic Allicin 25% (Óleo essencial de alho contendo alicina (1kg))

    Att
    Edson
    edson.siqueira@grupomarista.org.br
    41-3271-1936

    ResponderExcluir